Evangelização

O ato de pregar o Evangelho de Jesus , isto é, espalhar o cristianismo, é conhecido como evangelização . A evangelização é uma função própria da Igreja Católica , 1 e o resto das confissões cristãs . Isso, na ocasião, é considerado como um tipo de proselitismo . 2

A palavra evangelista vem do grego koiné εὐαγγέλιον ( euangelos , εὔ = “bom, bom” ἀγγέλλω = mensagem de notícias), o que significa aportador de boas notícias , fundador da boa notícia . A expressão em supressão koinépara boas notícias , ευάνγελιον ( eu-angelion ) é usada para se referir aos quatro Evangelhos no Novo Testamento ; Assim, os Evangelistas são também os autores dos quatro Evangelhos, tradicionalmente conhecidos como Mateus , Mark , Luke eJuan .

Origens

A missão da evangelização começou com o próprio Jesus , e o cumprimento desta era a razão de ser como Cristo . De acordo com as palavras, assim como ele foi enviado pelo Pai, ele envia seus discípulos e toda a Igreja , comprometendo-os no próprio movimento dessa missão , para que a oferta da Boa Nova continue no coração de homens e mulheres. enfrentando a construção progressiva do Reino de Deus . A evangelização é realizada pela obediência ao comando de Jesus para seus discípulos que aparece no Novo Testamento :

“E veio Jesus, e falou com eles, dizendo: Todo o poder me é dado no céu e na terra, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito. Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu lhe ordenei, e eis que estou contigo sempre, até o fim do mundo, amém “.

Mateus 28: 18-20. (Versão Reina Valera 1960).

Metodologia

A intenção da evangelização é divulgar a salvação , isto é, o sacrifício de Cristo para todas as pessoas e informar sobre a vinda do Reino de Deus . Esta missão diz respeito a toda a Igreja e a cada um dos seus membros. 3

A evangelização proposta pelas Escrituras começa com o anúncio do kerigma : é a boa notícia de que Jesus vive, que ele ressuscitou, conquistando a morte. Jesus é o único homem que, em toda a história, realizou esse feito. 4Com o anúncio do kerigma, os apóstolos perseguiram o objetivo de oferecer a salvação , realizada por Jesus, alcançada através da fé e da conversão, confirmada pelo dom do Espírito Santo e vivida na comunidade cristã , para todos os homens de boa vontade. Desta forma, eles procuraram que todos os homens experimentassem a ação salvífica de Jesus.

O evangelizador é testemunha para o amor de Deus , 5 e acompanha o evangelizado para chegar à presença de Deus, de confessar que Jesus Cristo é verdadeiramente o centro do plano de amor de Deus.

Igreja Católica

Na Igreja Católica, a missão da evangelização pertence a todos os seus membros, e especialmente à família, como núcleo fundamental da evangelização. 6 Recentemente, a chamada Nova Evangelização é dada grande importância, em resposta ao rápido abandono do catolicismo sofrido pela Europa moderna. Na verdade, este é o tema principal da encíclica Evangelii gaudium . Nesta encíclica, o Papa Francisco encoraja toda a Igreja a realizar o kerigma . Francisco aborda a importância da homilia, que “deve ser breve e evitar se assemelhar a uma conversa ou a uma aula” 7 e deve ser preparada com cuidado e antecipação. 8

Evangelicalismo

As igrejas evangélicas são caracterizadas pela evangelização através de uma experiência pessoal de conversão. Ser evangélico é proclamar as boas novas do Novo Testamento e acompanhar o evangelizado até se tornar membro pleno da comunidade evangélica. citação necessária ]

Referências

  1. Voltar ao topo↑ Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, Paul VI
  2. Voltar ao topo↑ O proselitismo saudável da Igreja Católica
  3. Voltar ao topo↑ O desafio do Papa Bergoglio: a “nova evangelização”
  4. Voltar ao topo↑ Lc 24,7-10
  5. Voltar ao topo↑ O Papa convida a evangelizar “o continente digital”
  6. Voltar ao topo↑ Instrumentum Laboris, Cidade do Vaticano, 2014
  7. Voltar ao topo↑ Evangelii gaudium, parágrafo 138.
  8. Voltar ao topo↑ Evangelii gaudium, parágrafo 145.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *