Magnificat (oração)

Para outros usos deste termo, veja Magnificat (música) .

Magnificat (tomado de uma frase latina do Evangelho : magnifĭcat [anĭma mea Domĭnum] , “louvar [minha alma ao Senhor]”) 1 é um cântico e uma oração católica que vem do Evangelho de Lucas ( Cassiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). “Lucas 1, 46-55 . ” Versão bíblica da Reina-Valera ( Wikisource ). ). Reproduz as palavras que, de acordo com esta evangelista , Maria, mãe de Jesus , se dirige a Deus na ocasião de sua visita ao primoIsabel ( Casiodoro de Reina , Cipriano de Valera (1909).) “Lucas 1, 39-45 . ” Versão bíblica da Reina-Valera ( Wikisource ). ), Esposa do sacerdote Zacarias. Isabel estava carregando a João Batista ( King James , Cipriano de Valera (1909). “Lucas 1 : 5-25” . Bíblia versão King James( Wikisource ). ).

De acordo com a tradição, o encontro de Maria e Elizabeth teria ocorrido em Ain Karim (também conhecido como Ein Kerem), uma pequena cidade localizada a sete quilômetros a oeste de Jerusalém , na montanha da Judéia , cujo nome significa “fonte da vinha”. 2 A passagem bíblica foi objeto de análise meticulosa por estudiosos e exegetas bíblicos , bem como comentários sobre vários documentos da Igreja. Dentro da Liturgia das Horas , o “Magnificat” é o canto evangélico usado na oração das Vésperas . Esta música é hoje uma das mais famosas passagens bíblicas relacionadas a Maria, mãe de Jesus, reconhecida naO cristianismo como síntese da ideologia que ela vivia.

Autor

Se a passagem é atribuível a María ou Isabel

A resposta hoje é certa: não há argumento sério contra a unanimidade da tradução do manuscrito, que a coloca nos lábios de Maria, mãe de Jesus . 4 Enquanto alguns manuscritos ler aqui VL “e Isabel disse,” atribuir os manuscritos gregos a canção a Maria. 5

Os exegetas questionaram se é um trabalho pessoal de Maria, ou se sua composição deve ser atribuída a uma cultura judaico-cristã. Em essência, o cântico não contém nada que vá além da formação religiosa de uma menina judia inteligente e reflexiva, conhecendo a história de seu povo, ouvinte assíduo das lições da sinagoga. Enquanto alguns rascunhos do evangelista podem ser admitidos, a autoria intelectual do cântico é atribuída quase unanimemente a Maria, a mãe de Jesus . 4

Todo o seu conteúdo responde à psicologia interna de Maria e, certamente, antes das experiências da vida, paixão e ressurreição de seu filho. Não há nada aqui de tons cristãos. Estamos bem na ponte. As promessas começam a ser feitas, mas Jesus ainda não nasceu. 4

Juan Leal

Sobre se o «Magnificat» está situado nesse contexto histórico preciso

A maioria dos autores cristãos responde afirmativamente. O câncer responde perfeitamente ao mistério que, de acordo com o evangelho, Maria carregou da anunciação e da concepção, e até o momento em que Isabel, inspirada, diz: “Bem-aventurado você é entre as mulheres e bendito é o fruto do seu útero” Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «Lucas 1, 42» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ). . 4 Maria canta a Deus o que ela tem em sua alma e diante de sua prima Elizabeth, a quem o próprio Deus revelou o mistério.

Sobre a originalidade do Magnificat

O “Magnificat” está localizado dentro do gênero literário comum a todos os hinos ou salmos de ação de graças. A originalidade deve ser colocada na assimilação pessoal de Maria das grandes idéias bíblicas:

  • a misericórdia de Deus,
  • A preferência de Deus pelos pobres e humildes,
  • seu poder, sua santidade e sua fidelidade, e
  • as promessas que Ele fez aos nossos pais, os patriarcas. 4

Do ponto de vista cristão

A poesia do hino não deve ser colocada nas imagens, mas na verdade e profundidade das idéias, na verdade e no sentimento com que estão expostos, na finura e nitidez da visão histórica, no conhecimento exato das formas misteriosas de Deus, na alegria calma e fundada que é respirada. (…) Sua visão profunda da história, dos homens e de Deus é revelada (em Maria); Sua sensibilidade requintada aos benefícios, seu realismo e vida na verdade, que reconhece a sua própria grandeza, mas mesmo nas suas raízes, que são a graça de Deus. A alegria, como toda a composição, é calma, serena, equilibrada, típica daqueles que sabem refletir e manter o silêncio daqueles que vêem as profundezas das coisas. Ela sabe como se aposentar atrás e colocar o Invisível, o Criador em primeiro plano de sua vida e história. (…4

Juan Leal

Partes constituintes do «Magnificat»

: Na canção (Lucas 1, 46-55), três partes bem marcado observados três

  1. Louvado de Maria a Deus pela escolha que ele fez dela (versículos 46 a 50).
  2. Reconhecimento da providência de Deus no mundo (versículos 51 a 53).
  3. Com este trabalho, Deus cumpre as promessas feitas aos nossos pais (versículos 54-55).

(A) Louvor de Maria a Deus pela escolha que ele fez dela

: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor,

e meu espírito se regozija em Deus, meu Salvador;
porque ele colocou os olhos na humildade de seu escravo,
e é por isso que, de agora em diante, todas as gerações me chamarão abençoado,
porque o Mighty One fez grandes trabalhos em mim:
Seu nome é Santo,
e sua misericórdia atinge seus fiéis de geração em geração “.

Versos 46 a 50

No Evangelho de Lucas, Maria começa por “proclamar”, isto é, “anunciando” a grandeza de Deus. A alegria de Maria, sua alegria, é “em Deus, meu Salvador”. Isto não só implica que Deus libera algum mal, mas também significa a concessão de tantos bens e bençãos, 3 começando pelo bem da vida. Que salvar Deus é o Deus que ela carrega no seu ventre, e que ela será chamada de Jesus ( Yehoshúa), que significa “Yahweh salva”. Maria atribui essa obra à pura bondade de Deus, que prestou atenção à “humildade do escravo”, isto é, à “pequenez do seu servo”. A música não faz alusão à virtude da humildade, mas a uma pessoa de status social despercebido, residente de uma aldeia desconhecida. Ele não escolheu uma mulher “triunfante”, uma rainha ou uma mulher socialmente vitoriosa ou esplêndida como a Mãe do Messias, mas um “servo” ignorado. 3

A profecia de Maria

No momento culminante do «Magnificat», a passagem do Evangelho apresenta a Maria profetizando: « todas as gerações me chamarão de abençoado ». 6 Castán Lacoma aponta que, para que todos vejam se o que ela diz é um exagero ou não, para que todos analizem se é uma obra de Deus ou uma mera construção humana, Maria profetizou algo que, humanamente falando, parecia impossível : sua eterna exaltação, geração após geração. 7

Diz um autor contemporâneo:

Poderíamos imaginar uma predição mais improvável do que esta … Uma garota de quinze anos de idade, privada de fortuna e status social, desconhecida para seus compatriotas e habitante de uma aldeia não menos desconhecida, proclamou com confiança que a chamariam de abençoada as gerações. Fácil parecia levar a palavra para aquela menina profetizadora com a certeza absoluta de vê-la desrespeitar antes da primeira geração! Hoje, vinte séculos passaram e a comparação entre predição e realidade pode ser feita. Agora, você pode ver a história sem trabalho, se Mary prezesse bem e se a humanidade hoje a exalta mais do que Herodes o Grande, então o árbitro da Palestina, e a Gaius Júlio César Octaviano Augusto, então árbitro do mundo. 8

Giuseppe Ricciotti

Para ter uma dimensão ainda mais precisa, tendo em conta as diferenças sociais entre homens e mulheres no primeiro século, pode-se comparar a exaltação de Maria com a da mulher mais poderosa de seu tempo, provavelmente Livia Drusila (57 aC). 29 dC), terceira esposa de Augusto e imperatriz romana, deificada por Claudius, e pergunte qual dos dois tem sido mais conhecido e reverenciado ao longo dos tempos.

Ao longo da história, muitas profecias foram apresentadas, a maioria delas escuras e difíceis de desvendar. Castán Lacoma disse: “A profecia de Maria, mãe de Jesus, tem sido de realização evidente e constante depois de tantos séculos, pois sua formulação foi clara e concreta”. 7

(B) Reconhecimento da providência de Deus no mundo

 “Ele fez ações com o braço dele:

espalhou o orgulho do coração,
derrubou o poderoso do trono
e ele exaltou o humilde,
Ele encheu a fome de bens
e o rico que ele descartou vazio “.

Versos 51 a 53

Vale a pena considerar quem é pobre e humilde e quem é rico e poderoso. Na terminologia bíblica, pessoas pobres e humildes são aqueles que depositam sua confiança em Deus, aqueles que precisam de Deus, porque não têm dinheiro e poder para confiar. Os ricos são aqueles que são auto-suficientes. Os salmos costumam usar o termo “soberbo” para designar o rico e o poderoso. Pois a riqueza não é apenas uma forma de dominação, mas também um meio de dominação e um pretexto para o orgulho. 9

Quem são os pobres, que são os ricos? É verdade que todos nós vivemos insatisfeitos, porque somos limitados. (…) Todos os homens nascem, se desenvolvem, se reproduzem e morrem. É importante saber, no entanto, que nem todos eles nascem nas mesmas condições, nem se desenvolvem no mesmo grau, nem se reproduzem com a mesma abundância, nem morrem com a mesma assistência. Mesmo suas doenças, com a igualdade, são muito diferentes, porque em cada caso, os meios para superá-las são diferentes. (…) Claro, a divisão dos seres humanos em ricos e pobres é muito grosseira, muito simples. Existem muitos outros índices de classificação, culturais, geográficos, religiosos, políticos, raciais, etc. Não só há pobres e ricos, mas fortes e fracos, inteligentes e estúpidos, preto e branco. Mas acontece que os negros geralmente são mais pobres que os brancos. Acontece que o rico fraco é cercado por criados fortes. Acontece que são inteligentes e estúpidos, mas você sabe que um idiota rico é um homem rico, enquanto um pobre idiota é um idiota. “Somos todos pobres”. Quando ouço essa conversa, penso imediatamente naqueles que dizem: “Somos todos culpados”. Aquele que se expressa não pretende acusar-se, mas se desculpar: diluir suas falhas pessoais em uma vaga culpa geral.9

José María Cabodevilla

Cabodevilla se pergunta por que o Deus a quem Maria canta prefere os pobres e não os ricos. O pobre é bom? Não necessariamente. Deus prefere o pobre, não “por ser bom”, mas “por ser pobre”. 9 O homem rico, segundo a Bíblia, só confia em si mesmo, pensa e fala com orgulho, pratica enganar e caluniar, condena os pobres, declara inocente culpado, se vira contra Deus e o despreza, em seu coração diz que ele não existe ou que Deus não cuida dos seres humanos e que podemos fazer o que quisermos sem que Deus nos veja. O pobre de acordo com a Bíblia não amaldiçoa nem inveja; Ele sempre se volta para Deus e sua esperança nunca lhe falha. 4

(C) Com este trabalho, Deus cumpre as promessas feitas aos nossos pais

 “Ele ajudou Israel, seu servo,

lembrando misericórdia
– como ele havia prometido aos nossos pais –
em favor de Abraão
e sua prole para sempre “.

Versos 54 e 55

De acordo com o Evangelho de Lucas, com a encarnação de Jesus, Deus ajuda, protege Israel, faz-lhe piedade de enviá-lo ao Messias. Deus se lembra da misericórdia quando ele faz uso disso, quando ele salva e ajuda. A misericórdia é exercida com Abraão e sua prole, alcançando todos os homens, para sempre.

Ao longo do cântico, mesmo no final, Deus é apresentado com termos “antropomórficos”, isto é, aplicáveis ​​aos homens. Assim, o Deus dos cristãos não aparece como algo abstrato, remoto, mas concreto e diariamente; não é uma espécie de harmonia inerente à evolução do universo. Nem é algo superior que opera na criação e que todas as criaturas devem respeitar ou seguir. O Evangelho de Lucas não o apresenta como “algo”, mas como “alguém” atento às necessidades de cada ser humano.

Para muitos, os antropomorfismos oferecem uma imagem grosseira e grosseira de Deus. Mas Maria usa antropomorfismos: no cântico ela diz que Deus “coloca seus olhos” nela, “dispersa”, “derruba” e “descarta os vazios” alguns, “exalta” e “amontoa” os outros. Deus é alguém que “ajuda” e “lembra”. Esta é a imagem mais próxima do Deus do cristianismo, como um contemporâneo coloca muito bem:

Então venha os puristas, os teólogos de observância estrita, aqueles que se apropriaram da alta missão de defender a honra de Deus e impor-lhe uma noção aritmética e asséptica, um vinho tão filtrado que é apenas água, um tal Deus. sem sangue, que é apenas uma réplica de Deus em gesso. Um deus que tem uma boca e não fala, tem ouvidos e não ouve. Como os homens vão atraí-lo? Como os pobres podem confiar nele, reclamar, implorar, chamá-lo para ajudar? Um retorno ao Deus da Escritura é urgentemente necessário, uma purificação energética dessa idéia de Deus, presumivelmente tão pura, mas que na realidade é pesada pelos antigos preconceitos de uma filosofia pagã, helênica que influenciou nossa teologia desde o início. mais do que desejável. Precisamos nos tornar – cada vez mais, incessantemente – do Deus dos filósofos ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo. Um Deus que tem boca e fala, tem olhos e vê; cuide dos lírios do campo; conheça o número de cabelos na minha cabeça; Ele está à minha porta e toca, passa toda a noite esperando, coberto de orvalho; perseguir os infiéis amados através dos bosques e das falésias; senta comigo na mesa. Acontece que essa maneira de falar, essa idéia de Deus, não é apenas mais eloquente do que qualquer outra, mas também mais verdadeira. Porque revela sobre Deus uma verdade muito profunda que nenhuma outra língua poderia expressar ou qualquer outra forma de conhecimento poderia compreender: a verdade do Deus vivo. cuide dos lírios do campo; conheça o número de cabelos na minha cabeça; Ele está à minha porta e toca, passa toda a noite esperando, coberto de orvalho; perseguir os infiéis amados através dos bosques e das falésias; senta comigo na mesa. Acontece que essa maneira de falar, essa idéia de Deus, não é apenas mais eloquente do que qualquer outra, mas também mais verdadeira. Porque revela sobre Deus uma verdade muito profunda que nenhuma outra língua poderia expressar ou qualquer outra forma de conhecimento poderia compreender: a verdade do Deus vivo. cuide dos lírios do campo; conheça o número de cabelos na minha cabeça; Ele está à minha porta e toca, passa toda a noite esperando, coberto de orvalho; perseguir os infiéis amados através dos bosques e das falésias; senta comigo na mesa. Acontece que essa maneira de falar, essa idéia de Deus, não é apenas mais eloquente do que qualquer outra, mas também mais verdadeira. Porque revela sobre Deus uma verdade muito profunda que nenhuma outra língua poderia expressar ou qualquer outra forma de conhecimento poderia compreender: a verdade do Deus vivo. mas também mais verdadeiro. Porque revela sobre Deus uma verdade muito profunda que nenhuma outra língua poderia expressar ou qualquer outra forma de conhecimento poderia compreender: a verdade do Deus vivo. mas também mais verdadeiro. Porque revela sobre Deus uma verdade muito profunda que nenhuma outra língua poderia expressar ou qualquer outra forma de conhecimento poderia compreender: a verdade do Deus vivo.9

José María Cabodevilla

Corolário

Antes de pregar a Jesus as bem-aventuranças, sua mãe já as havia cumprido com total perfeição. 9 mesmo um passo à frente para proclamar suas próprias palavras, no “Magnificat”. Jesus disse: “Bem-aventurados os pobres … ai de vós, o rico …” (Lucas 6, 20.24). Mas antes, Maria disse que Deus derruba os poderosos e eleva os humildes, a fome os enche de bens e os ricos os deixam vazios. Assim, ela falou porque, de acordo com o Evangelho de Lucas, ela sabia disso por experiência, porque Deus havia posto os olhos na humildade de seu escravo.

Abençoada, porque não era poderosa, mas humilde, e não era rica, mas pobre. Porque ele confiou em Deus, porque ele tinha fé. Entre os inúmeros elogios que a posteridade texeu em homenagem a Maria Santíssima, acima de todos os títulos que a Igreja lhe concedeu, prefiro esse simples elogio que o primo Isabel fez, apenas por ocasião do Magnificat: “Abençoado por você ter acreditado”. Normalmente, a virgindade de Maria, sua imaculada concepção ou, acima de tudo, sua maternidade divina são muitas vezes louvadas. “Bem-aventurado o ventre que te levou e os seios que te criaram”, exclamou uma voz entre a multidão, e os cristãos agora estão exclamando. Mas Cristo responde: “Bem-aventurados os que crêem na Palavra de Deus e a cumprem”. Cristo não diz, não posso dizer que existem outros seres mais felizes que sua mãe. O que afirma é que o principal motivo da beatitude de Maria não deve ter concebido o Filho de Deus, mas ter acreditado nele. 9

José María Cabodevilla

O “Magnificat” no ensino da Igreja

O “Magnificat” é uma das passagens mais comentadas em relação a Maria , tanto nos documentos da Igreja como nos endereços papais. A Igreja latino-americana condensou em um parágrafo uma boa parte da espiritualidade mariana implicada no “Magnificat”, citando uma homilia anterior de João Paulo II :

Magnificat é um espelho da alma de Maria. Nesse poema, a espiritualidade dos pobres de Javé e o profetismo da Antiga Aliança alcançaram o seu ponto culminante. É a música que anuncia o novo Evangelho de Cristo; É o prelúdio do Sermão do Monte. Ali, Maria manifesta-se vazia de si mesma e confia na misericórdia do Pai. No Magnificat manifesta-se como modelo “para aqueles que não aceitam passivamente as circunstâncias adversas da vida pessoal e social, nem são vítimas de” alienação “, como dizem hoje, mas proclamam com ele que Deus” exalta os humildes ” e, se for o caso, “derruba os potentados dos seus tronos” … “(João Paulo II, Homilia Zapopan 4: AAS 71 p.230). 10

Documento de Puebla , nº 297

Fontes

A oração é inspirada por inúmeras passagens do Antigo Testamento , entre as quais estão:

  • Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «1Samuel 2, 1,11» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ).
  • Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «Habacuc 3, 18» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ).
  • Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «Job 12, 19-20,5, 11,12» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ). e
  • Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). “Salmos 34, 2-3, 111, 9, 103, 1, 89, 11, 107, 9, 34, 10, 98, 3, 22, 9» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ). .

O “Magnificat” é particularmente inspirado pela “Canção de Ana” Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «1Samuel 2, 1-11» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ). , bem como na visão de Cassiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). “Isaías 29, 19-20” . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ). e no Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «Salmos 113, 7,136, 17-23,146, 1-9» . Bíbliaversão Reina-Valera ( Wikisource ). Eles são parte do Hal-lel recitado nas manhãs de Páscoa , com o qual ele mantém diferentes afinidades literárias.

O “Magnificat” na liturgia católica

Esta oração é usada no Escritório Divino ou na Liturgia das Horas , na oração da noite, Vésperas , que é o oficial da Igreja Católica . É também um hino usado no Dia de Ação de Graças, junto com o Te Deum , entre outros.

Texto em grego, latino e espanhol

Texto original em grego Latim Espanhol
Μεγαλύνει ἡ ψυχή μου τὸν Κύριον

καὶ ἠγαλλίασεν τὸ πνεῦμά μου ἐπὶ τῷ Θεῷ τῷ σωτῆρί μου,

ὅτι ἐπέβλεψεν ἐπὶ τὴν ταπείνωσιν τῆς δούλης αυτοῦ.

ἰδού γὰρ ἀπὸ τοῦ νῦν μακαριοῦσίν με πᾶσαι αἱ γενεαί,

ὅτι ἐποίησέν μοι μεγάλα ὁ δυνατός,

καὶ ἅγιον τὸ ὄνομα αὐτοῦ,

καὶ τὸ ἔλεος αὐτοῦ εἰς γενεὰς καὶ γενεὰς

τοῖς φοβουμένοῖς αυτόν.

Ἐποίησεν κράτος ἐν βραχίονι αὐτοῦ,

διεσκόρπισεν ὑπερηφάνους διανοίᾳ καρδίας αὐτῶν •

καθεῖλεν δυνάστας ἀπὸ θρόνων

καὶ ὕψωσεν ταπεινούς,

πεινῶντας ἐνέπλησεν ἀγαθῶν

καὶ πλουτοῦντας ἐξαπέστειλεν κενούς.

ἀντελάβετο Ἰσραὴλ παιδὸς αὐτοῦ,

μνησθῆναι ἐλέους,

καθὼς ἐλάλησεν πρὸς τοὺς πατέρας ἡμῶν

τῷ Αβραὰμ καὶ τῷ σπέρματι αὐτοῦ εἰς τὸν αἰῶνα. 11

Magnificat anima mea Dominum,

etus exultavit spiritus meus em Deo salutari meo,

quia respexit humilitatem ancillae suae.

Ecce enim ex hoc beatam dicent me

omnes generationes, quia fecit mihi magna

qui potens est, et sanctum nomen eius,

e misericórdia

progênie pro em progênies timentibus eum.

Fecit potentiam in brachio suo,

dispersit superbos mind cordis sui,

sede poderosa do depósito,

e humilhado exaltavit,

esurientes implevit bonis,

e divisões dimisit inanes.

Suscepção Israel puerum suum

lembrando misericordiae suae,

sicut locutus est

ad patres nostros Abraham et semini eius em saecula.

A minha alma engrandece ao Senhor,

e meu espírito se regozija em Deus, meu Salvador;

porque ele colocou os olhos na humildade de seu escravo,

e assim a partir de agora todas as gerações me chamarão

abençoado, porque o Mighty One fez grandes obras em mim:

Seu nome é Santo,

e sua misericórdia é

de geração em geração para aqueles que o temem.

Ele fez feitos com o braço dele:

espalhou o orgulho do coração,

derrubou o poderoso do trono

e ele exaltou o humilde,

Ele encheu a fome de bens

E o rico que ele descartou vazio.

Ele ajudou Israel, seu servo,

lembrando misericórdia

– como ele havia prometido aos nossos pais –

em favor de Abraão e seus descendentes para sempre.

Veja também

  • Visita
  • Veni, Sancte Spiritus
  • Veni Creator

Referências

  1. Voltar ao topo↑ Royal Spanish Academy e Associação de Academias de Língua Espanhola (2014). “Magnífico” . Dicionário da língua espanhola (23ª edição). Madrid: Espasa . ISBN  978-84-670-4189-7 . Retirado em 1 de maio de 2017 .
  2. Voltar ao topo↑ Díez, Florentino (1990). Guia da Terra Sagrada . Palavra Divina. p. 39. ISBN  84-7151-695-0 .
  3. ↑ Ir para:d Tuya, Manuel (1977). Bíblia Comentada, Volume Vb: Evangelhos, 3a. edição . Madri: Biblioteca de Autores Cristãos. pp. 30-33. ISBN  8422008319 .
  4. ↑ Ir para:g Leal, Juan (1973). Novo Testamento, Volume 2: Evangelhos (2º) – São Lucas e São João . Madri: Biblioteca de Autores Cristãos. pp. 71-76. ISBN  84-221-0327-3 .
  5. Voltar ao topo↑ Stuhlmueller, Carroll (1972). «Evangelho segundo Luke». Em Brown, Raymond E .; Fitzmyer, Joseph A .; Murphy, Roland E. Comentário bíblico “São Jerônimo” III . Madrid (Espanha): Cristiandad Editions. pp. 315-316.
  6. Voltar ao topo↑ Casiodoro de Reina ; Cipriano de Valera (1909). «Luke 1.48» . Versão bíblica Reina-Valera ( Wikisource ).
  7. ↑ Ir para:c Castán Lacoma, Laureano (1985). As Beatitudes de Maria, 5ª edição . Biblioteca de Autores Cristãos. p. 352. ISBN  978-84-220-0406-6 .
  8. Voltar ao topo↑ Ricciotti, Giuseppe (2000). A vida de Jesus Cristo . Iberia p. 595. ISBN  978-84-8407-127-3 .
  9. ↑ Ir para:f Cabodevilla, José Maria (1984). As formas de felicidade são oito. Comentário sobre as bem-aventuranças . Madri: Biblioteca de Autores Cristãos. p. 378. ISBN  84-220-1127-1 .
  10. Voltar ao topo↑ III Conferência Geral do Episcopado Latino Americano (1979). Evangelização no presente e no futuro da América Latina – Documento Puebla . Buenos Aires: Sociedade de San Pablo. p. 124 . Retirado em 10 de maio de 2012 .
  11. Voltar ao topo↑ The Resurgence Greek Project

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *