Maranata

Maranata (מרנא תא: μαρανα θα, Maranatha; ou מרן אתא: μαραν αθα, Maranatha) corresponde à transcrição grego uma expressão fonte sírio composta de dois termos, o que significa ‘O Senhor vem’.

Maranata na Bíblia

Paulo usou isso no final de sua Primeira Epístola aos Coríntios 16:22. Parece que o apóstolo usou isso no aramaico, embora a epístola tenha sido escrita em grego , porque já havia adquirido algum crédito ou circulação entre os crentes como expressão da esperança da Segunda Vinda de Cristo , na maioria dos as versões da Bíblia , como no caso da Bíblia de Jerusalém, Nacar-Colunga, RV 1909 ou a versão inglesa KJ, a palavra “Maranatha” aparece impresso:

“Aquele que não ama o Senhor Jesus Cristo, que seja anátema . Maranatha. “( Primeiro Coríntios 16:22, RV1909)”

“Se alguém não ama o Senhor, deixe-o ser um anátema. Maran atha … “(Primeira epístola aos Corinthians 16: 22, Nacar-Colunga)”

“Aquele que não ama o Senhor, deixe-o ser um anátema! “Maran atha.” “(Primeira Epístola aos 16:22 de Corinthians, Jerusalem Bible 1976)”

Em versões posteriores, a palavra aludida é traduzida para o espanhol , de modo que, nas versões RV 1960 e 1995, aparece como “O Senhor está chegando”.

“Aquele que não ama o Senhor Jesus Cristo, que seja anátema. O Senhor está vindo. “(Primeira epístola ao Corinthians 16:22, RV1960)”

Uso entre cristãos

Os cristãos da antiguidade o usavam como saudações, algo que ainda se acostuma entre alguns grupos religiosos.

Maran-Atha G3134 (μαράν -ἀθά, G3134), expressão usada na 1Co_16: 22, é a transcrição grega de dois termos aramaico, previamente suposto por alguns de ser uma expressão imprecatórios ou “reforçada por uma maldição oração” ideia de que contradizem indicações expressas por seu uso em documentos cristãos antigos, como por exemplo, “doutrina apostólica” ou Didaqué, um documento a partir do início do segundo século, e a “Constituição apostólica” (VII. 26), onde é usado para da seguinte maneira: “Reúna-nos no seu Reino que você preparou. Maranata, Hosana ao Filho de Davi; abençoado é aquele que vem em nome do Senhor, etc. ”

Um termo aramaico que significa “Venha Adon.” Seja qual for o caso, em hebraico, Mah-aaron-atah pode significar “será na vinda”, ou “ser recolhida a chegar.” Tanto um quanto o outro são expressões semitas compreensíveis e escritural. Alguns afirmam que esta frase em hebraico serviu como uma palavra codificada entre os fiéis para identificar seus amigos de seus inimigos. Paulo colocando este dizer aqui, identifica seu profundo amor e amizade mesmo para os crentes mundanos israelitas em Corinto através desta palavra codificada.

A primeira parte, significa “Senhor”; Em relação à segunda parte, os Padres consideraram isso um passado, “chegou”. Os expositores modernos tomam isso como equivalente a um presente, “vem” ou futuro “virá”. Alguns estudiosos aramaicos consideram que a última parte consiste em “tha” e interpreta a frase como uma exclamação: “Venha, nosso Senhor”, ou “Oh, venha Senhor”. No entanto, o caráter do contexto indica que o apóstolo está fazendo uma declaração ao invés de expressar um desejo ou dizer uma oração.

Quanto à razão pela qual essa expressão foi usada, provavelmente era uma expressão comum entre os cristãos primitivos, que incluía a consumação de seus desejos.

No início, o título Marana ou Maran utilizados ao abordar Cristo e se referem a ele, não era designação coisa Maestro respeitosa pelos outros discípulos “. Depois de sua ressurreição, o título usado para tratar ou se referem a ele como aplicado a Deus “mas você tem que lembrar aqui que os judeus não designar aramaico – fala de Deus como” Senhor “, exceto em casos excepcionais; de modo que na seção “hebraico” dos cristãos judeus a expressão “nosso Senhor” (Marana) foi usada apenas com referência a Cristo. (Dalman, “As Palavras de Jesus”)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *